A BOWIE – duas vezes campeã do Prêmio Agências de Resultados da RD Station – preparou algumas tendências de CRM para 2025. Embora prever o que veremos em CRM para 2025 possa ser desafiador, trouxemos algumas análises baseadas em nosso trabalho ao longo de 2024 e quase 10 anos de experiência com marketing digital e performance.
Já comuns em nosso dia-a-dia, o CRM (do inglês Customer Relationship Management) são sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente e a espinha dorsal das empresas que buscam aprimorar o engajamento do cliente e, obviamente, aproveitar ao máximo sua captação de leads.
À medida que avançamos para 2025, algumas tendências prometem revolucionar o cenário de CRM, trazendo mais inteligência (artificial, inclusive) para nossas rotinas de relacionamento com base.
Aqui estão cinco estatísticas e previsões sobre CRM em 2025, já apontado com o ano de maior crescimento em investimentos segundo a Gartner e Superoffice.com:
Uso de IA em ferramentas de CRM
Se a Inteligência Artificial (IA) já está em tudo das nossas rotinas de marketing, é claro que estará em nossas soluções de CRM neste e no próximo ano. Até 2025, espera-se que mais de 70% dos sistemas de CRM incorporem recursos de IA para aprimorar as interações com os clientes, automatizar tarefas e fornecer experiências personalizadas.
O que esperar da tendência de IA em CRM para 2025:
A Inteligência Artificial e a Machine Learning (vulgo “aprendizado de máquina”, bastante discutido em temas sobre Mídia Paga, por exemplo) estão prontos para entrar com tudo no setor de CRM.
Essas tecnologias aprimoram as experiências do usuário, automatizam tarefas repetitivas e fornecem interações personalizadas com o cliente – fazendo com que seu time ou até mesmo agência foque em estratégias, dados e próximos passos que valem efetivamente a dedicação. Ao analisar o comportamento e as preferências do cliente, a IA pode fornecer mensagens de marketing altamente personalizadas e recomendações de produtos, melhorando a satisfação e a fidelidade do cliente.
Crescimento do mercado
E isso é bom para todos nós, usuários de CRM ao redor do mundo. O mercado global de CRM deve atingir US$ 80 bilhões até 2025, impulsionado pela crescente demanda por soluções integradas e orientadas por IA e gerenciamento aprimorado de relacionamento com o cliente.
Mais mercado, mais demanda, mais concorrência e – claro – mais opções de ferramentas e valores.
A corrida pelo CRM com melhor custo benefício:
Parte desta corrida certamente é a automação, que continua sendo um componente essencial dos sistemas CRM em 2025. Ferramentas de automação mais inteligentes simplificarão ainda mais os processos, reduzindo o esforço manual e aumentando a produtividade.
Isso inclui automatizar interações com clientes, campanhas de marketing e tarefas de entrada de dados.
Uso do CRM Mobile
Os dispositivos móveis já estão como prioridade em nossas estratégias de marketing digital, inbound marketing e outras ações relacionadas à captação de leads, branding e vendas. Com o CRM não será diferente.
Estima-se que 75% dos usuários de CRM acessarão seus sistemas por meio de dispositivos móveis no próximo ano, destacando a crescente importância de soluções de CRM compatíveis com dispositivos móveis para conectividade remota.
O CRM Mobile é uma tendência quase obrigatória para 2025:
Com a tendência crescente de trabalho remoto e a necessidade de conectividade “em movimento”, os sistemas de CRM estão trazendo cada vez mais capacidades móvel.
As equipes de vendas e suporte podem acessar e atualizar informações do cliente de qualquer lugar, melhorando a eficiência e a capacidade de resposta. Você certamente já deve ter observado essas mudanças, com soluções “mais leves” como HubSpot (que teve uma ótima atualização no último trimestre), Pipedrive e até mesmo as mais robustas como SAP e Salesforce.
Integração de IoT
Em 2025 esperamos que a integração de IoT (ou Internet das Coisas) com sistemas de CRM aumente em 60%, permitindo que as empresas aproveitem dados em tempo real de dispositivos conectados para aprimorar os insights e as interações dos clientes.
Claro, em se tratando de Brasil, que ainda começa a adotar soluções mais personalizadas de abordagem, é uma realidade um pouco distante – mas possível.
Antes de buscar pela alta tecnologia, pense no básico:
Seu planejamento está em dia, suas métricas atualizadas e sendo seguidas com planejamento e cronograma?
Nossa sede por soluções mais modernas (e consequentemente caras) podem esperar caso nossas estratégias de inbound marketing – ou marketing digital de forma mais ampla – ficaram para trás.
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Análises (mais) inteligentes e fluídas
Os sistemas de CRM baseados em análise serão “carro chefe” em 2025, fornecendo às empresas análises de dados em tempo real e insights preditivos. Sim, a análise preditiva (já tão discutida em nosso meio) está, finalmente, pronta para ser discutida e observada.
Essa tecnologia revolucionará a forma como as empresas interpretam e utilizam os dados do cliente, oferecendo uma compreensão mais profunda do comportamento e das preferências do consumidor.
Ao aproveitar o poder da análise avançada, as empresas podem antecipar proativamente as necessidades do cliente, otimizar estratégias de marketing e tomar decisões estratégicas com base em insights baseados em dados.
Essa tendência em direção aos sistemas de CRM baseados em análise não apenas aumentará o engajamento do cliente, mas também impulsionará a eficiência operacional e o crescimento sustentável no cenário digital em constante evolução.
Algumas grandes empresas, como Mercado Livre, já contam com a predição de informações de vendas – afinal, como você acha que recebe produtos no mesmo dia na sua casa? 😉
A propósito, a BOWIE já faz traz mais inteligência para seu negócio – em especial se você já possui times de design, conteúdo e outras frentes do dia-a-dia.
Internalizar times pode ter alguma economia, mas perde-se (e muito) em estratégia, planejamento e aquele olhar fundamental para métricas.
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