O que são códigos UTM? Rastreamento UTM explicado

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Boas agências de marketing digital usam, além de métricas definidas em planejamento, ferramentas para rastrear e entender a eficácia de suas campanhas de marketing digital, incluindo códigos UTM. A sigla significa Urchin Tracking Module e trata-se de uma ferramenta muito importante para rastrear a eficácia de suas campanhas online.

 

O que são códigos UTM e como utilizar?

Os códigos UTM também são usados para identificar fontes específicas de tráfego para um site. Os códigos UTM incluem, pelo menos, uma origem de tráfego, um meio e um nome de campanha. Eles também podem conter termos de palavras-chave e identificadores de conteúdo.

Quando usados corretamente, os códigos de rastreamento UTM são uma das ferramentas mais poderosas em sua análise de dados. Isso ocorre porque os códigos UTM ajudam a identificar o conteúdo de melhor desempenho com base em seus objetivos de marketing.

Antes de falarmos sobre o uso dos códigos UTM, é importante saber de onde vieram. A Urchin Software criou códigos UTM para uso em seu programa de análise de estatísticas da web Urchin. O Google comprou a empresa em 2005 e lançou o Google Analytics no final do mesmo ano. O Google descontinuou o Urchin em 2012 e integrou códigos UTM em seu próprio software.

Embora você possa visualizar informações de origem de tráfego no Google Analytics por padrão, os códigos UTM permitem que você se aprofunde nos dados para descobrir o conteúdo exato que está atraindo visitantes.

Se você tiver o Google Analytics ativado em seu site, é hora de começar a utilizar! Se você não tem o Google Analytics ativado ou está procurando uma agência parceira para ajudá-lo em seus esforços de marketing digital e análise de dados, nossa equipe dedicada de estrategistas de análise e dados está aqui para ajudar clicando neste link.

 

Quais são os parâmetros UTM?

Existem cinco tipos de parâmetros UTM – que também chamamos de “tags” ou códigos UTM – usados para rastrear a eficácia de campanhas de marketing digital com base em pontos de dados específicos.

Você pode adicionar parâmetros UTM em qualquer ordem no final de um URL separados por um ponto de interrogação e e comercial e fique atento – se sua agência de marketing digital não trabalha códigos UTM em suas ações e campanhas é melhor falar com a Bowie 😉

 

O Google lista a origem da campanha, o meio da campanha e o nome da campanha como parâmetros obrigatórios em seu próprio gerador de código UTM. O prazo e o conteúdo da campanha são parâmetros UTM opcionais.

Aqui estão os cinco parâmetros UTM reconhecidos no Google Analytics:

     

      1. Origem da campanha (utm_source): Use este parâmetro para identificar a origem do seu tráfego. Pode ser o nome do site, mecanismo de busca, nome de boletim informativo, newsletter ou redes sociais.

    Exemplo: utm_source=google

       

        1. Meio da Campanha (utm_medium): Utilize este parâmetro para identificar o meio utilizado para compartilhar e acessar seu link. Pode ser e-mail, redes sociais, custo por clique (CPC) ou outra estratégia definida junto de seu time de marketing.

      Exemplo: utm_medium=email

         

          1. Nome da campanha (utm_campaign): Utilize este parâmetro para identificar uma campanha ou promoção vinculada ao seu link. Pode ser o nome do produto, tipo de venda, nome do concurso, nome de campanha específica etc.

        Exemplo: utm_campaign=venda de black friday

           

            1. Termo da campanha (utm_term): use este parâmetro para campanhas de pesquisa paga para rastrear palavras-chave relevantes baseadas em anúncios. Isso ajuda a identificar quais palavras-chave resultaram em uma visita ao site e auxilia muito na gestão das campanhas, otimizando custos e resultados.

          Exemplo: utm_term=livros didaticos

             

              1. Conteúdo da campanha (utm_content): Use este parâmetro para determinar em que alguém clicou para chegar ao seu site quando há vários links apontando para a mesma URL, como em um e-mail ou em uma landing page com vários CTAs.
                Este parâmetro também é usado para distinguir entre anúncios que apontam para o mesmo URL. É comumente usado para testes A/B e anúncios direcionados a conteúdo. Agências que prestam bons serviços de Gestão de Mídia Paga (Ads) exploram bastante esta estratégia.

            Exemplo: utm_content=cta-bottom

             

             

            Exemplos de rastreamento UTM

            Aqui estão alguns exemplos de URLs para você entender um pouco mais sobre rastreamento UTM e como funciona.

            Cenário: você é um varejista do mercado de livros e tem o desafio de medir quanto tráfego sua promoção de férias gerou por meio de pesquisa paga, redes sociais e fluxos de e-mail.

               

                1. Acompanhamento de custo por clique (CPC)
                  Primeiro, você deseja criar um URL de rastreamento para uma campanha CPC – custo por clique do Google, promovendo sua página de destino promoção de vendas de férias, visando as palavras-chave “livros de literatura”.

              Sua URL de rastreamento pode ser semelhante a esta:

              www.seusite.com/page?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=livros-literatura&utm_term=livros-de-literatura

                 

                  1. Rastreamento de mídia social
                    Você precisa de outro URL de rastreamento para determinar o sucesso de uma campanha paga de no Instagram, por exemplo, direcionando os usuários para sua página inicial da campanha de férias.

                Sua URL de rastreamento pode ser semelhante a esta:

                www.seusite.com/page?utm_source=instagram&utm_medium=social-pago&utm_campaign=campanha de ferias

                   

                    1. Acompanhamento de campanha de marketing por e-mail
                      Você também precisa medir o tráfego gerado a partir de um e-mail promocional que inclui, por exemplo, três links: no logotipo, uma imagem da campanha e um CTA (call to action, ou “botão”) – direcionando os usuários para a página da campanha de livros nas férias.

                  Suas URLs de rastreamento podem ser parecidas com estas:

                  www.seusite.com/page?utm_source=campanha-ferias&utm_medium=email&utm_campaign=campanha-ferias&utm_content=logo

                  www.seusite.com/page?utm_source=campanha-ferias&utm_medium=email&utm_campaign=campanha-ferias&utm_content=imagem-campanha

                  www.seusite.com/page?utm_source=campanha-ferias&utm_medium=email&utm_campaign=campanha-ferias&utm_content=botao-cta

                   

                  Como visualizar dados do código UTM no Google Analytics


                  Depois de criar as URLs de rastreamento de sua campanha e compartilhá-las, o Google Analytics começará a extrair informações automaticamente. Você pode acessar essas estatísticas em seus relatórios disponibilizados pelo Google e tomar decisões mais estratégicas e otimizadas em futuras campanhas ou até mesmo nessa, caso seja uma ação recorrente.

                  Siga estas etapas para visualizar seus códigos UTM em ação no Google Analytics:

                  Faça login em uma conta do Google Analytics conectada ao seu site.

                  Uma vez logado, a visualização padrão leva você para a tela inicial. Na visualização desktop, no lado esquerdo da tela, há uma série de Relatórios > Clique em Aquisição.

                  Uma nova série de itens de menu deve aparecer em Aquisição > Clique em Campanhas.

                  Assim que o menu suspenso Campanhas se expandir > clique em Todas as campanhas.

                  Seguir as etapas acima o levará à seção de relatórios de todas as campanhas no Google Analytics. Nesta página você verá as campanhas definidas em seus URLs de rastreamento. Você também pode classificar os dados da campanha por Origem, Meio ou Origem/Meio.

                  Pronto! Você configurou seu Analytics e está pronto para fazer o melhor uso dos parâmetros UTM em suas ações de marketing digital.

                   

                  Por que é importante saber o que são códigos UTM e ter o rastreamento UTM explicado?

                  O rastreamento UTM ajuda a determinar quais de suas campanhas de marketing digital são bem-sucedidas e quais caminhos seguir. Mesmo que você seja cliente de uma agência de marketing digital, seja parceiro ou até mesmo parte de um time que contratou uma agência de marketing para trabalhar em campanhas de Mídia Paga (Ads) ou conteúdos em SEO, é importante entender se as configurações estão corretas, se o briefing está sendo seguido ou até mesmo observar se os resultados são suficientes ou poderiam ser melhores.

                  É importante saber que o rastreamento UTM não é uma ciência exata. A consistência é importante, o olhar profissional é fundamental e é fácil ficar sobrecarregado com a criação de muitos códigos UTM ou códigos repetitivos e acompanhá-los. Por isso seja objetivo e simplificado, trabalhando códigos UTM onde realmente é necessário.

                   

                  Fale com a Bowie e saiba mais com especialistas em rastreamento e análise UTM

                  Caso você tenha dúvidas ou esteja começando a trilhar o caminho do marketing digital em seu negócio, a equipe de estrategistas de dados e análises da Bowie pode garantir que você comece certo – afinal é como aprender a dirigir, “é melhor não ter vícios e já aprender do jeito certo”.

                  Na Bowie trabalhamos com Inbound Marketing aliado às estratégias de conteúdo, conversão e vendas mais atuais do mercado. Com clientes de maior porte criamos painéis e relatórios personalizados, onde você pode acompanhar em tempo real seus resultados em Ads e outras frentes de marketing digital.

                  Entre em contato conosco para iniciar uma conversa sobre suas necessidades de rastreamento e análise UTM!

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