A Kaltura, empresa de nuvem de experiência de vídeo afirma que Marketing e IA estão cada vez mais juntos. A empresa lançou um novo relatório chamado “Riding the Wave: 2024 Survey Report on the Use of AI Technologies in Marketing Teams” (do inglês “Aproveitando a onda: relatório de pesquisa de 2024 sobre o uso de tecnologias de IA em equipes de marketing”).
Com base em uma pesquisa global envolvendo centenas de profissionais de marketing, o relatório traz uma visão bem ampla da influência da IA na indústria de marketing, marketing digital e eventos, explorando como eles aproveitam a Inteligência Artificial para aprimorar suas estratégias.
A indústria de marketing adotou amplamente ferramentas de IA, com 88% dos entrevistados já tendo adotado ou experimentado e 12% restantes planejando experimentar em um futuro próximo.
Cerca de 69% dos entrevistados têm pelo menos um serviço de IA pago, com 39% tendo várias assinaturas. Independentemente do nível de adoção, as equipes de marketing digital veem o impacto mais significativo da IA na criação e personalização de conteúdos para seus clientes, com personalização de conteúdo (47%) e produção e criação de conteúdo (44%) sendo as principais áreas.
O relatório constatou que Marketing e IA também tiveram um impacto notável na geração de leads. Entre os profissionais de marketing que adotaram o uso frequente de ferramentas de Inteligência Artificial, 25% contaram ter impacto positivo na geração de leads. Embora apenas 7% dos entrevistados relatem ser capazes de atribuir leads à IA com certeza, 41% dos entrevistados observaram que o aumento na geração de leads que poderia ser atribuído à IA.
“Estamos a menos de um ano da revolução GenAI e já 84% das equipes de marketing estão vendo valor e usando IA para hiperpersonalizar seus materiais e atividades de marketing de maneiras que os profissionais de marketing só poderiam ter sonhado alguns anos atrás”, afirma Lisa Bennett, diretora de marketing da Kaltura.
A Agência Bowie conta com serviços de IA em seu dia a dia, clique aqui e confira nossas entregas para fazer seu negócio vender ainda mais e fale com nosso Time de Especialistas.
“O fato de usuários frequentes de ferramentas de IA apresentarem impacto mensurável em métricas-chave, como criação de conteúdo e geração de leads, nesta fase inicial da era da IA mostra que a verdadeira escala de mudança ainda não foi percebida. No entanto, é fundamental que entendamos como os profissionais de marketing e outros estão usando a Inteligência Artificial para que possamos continuar construindo ferramentas que otimizem sua crescente variedade de uso e necessidades à medida que navegam pelo poder inexplorado da IA.”
Marketing e IA andam juntas mas com ressalvas, apontam entrevistados
Apesar do rápido ritmo de adoção, o valor percebido da IA varia bastante. Enquanto 71% dos entrevistados consideram as ferramentas de IA “pouco valiosas”, 17% veem pouco ou nenhum valor e 13% as veem como uma ferramenta muito valiosa. Curiosamente, entre os profissionais de marketing que usam ferramentas de IA com frequência, 33% do público respondente veem a IA como altamente impactante. Preocupações adicionais surgem em relação à segurança e privacidade de dados (50%) e à dificuldade de integração com sistemas existentes (49%).
Baixe a pesquisa clicando aqui
Metodologia do relatório: Os resultados do relatório foram baseados em uma pesquisa realizada em agosto-setembro de 2023. Os participantes, compostos por profissionais de marketing e eventos incluem Chief Marketing Officers (CMOs), Vice-Presidentes de Marketing (VP Marketing) e Diretores de Marketing nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha e Itália.