IA generativa no marketing: como marcas devem equilibrar inteligência artificial e humana

IA generativa no marketing: como marcas devem equilibrar inteligência artificial e humana

Há pouco mais de um ano desde que a OpenAI estreou o ChatGPT, a Inteligência Artificial (IA) generativa cativou os observadores de tendências em publicidade, tecnologia e cultura mas uma pergunta segue ecoando: como as marcas devem equilibrar a IA generativa no marketing?

Entre as marcas globais, a aposta na IA generativa no marketing tem sido liderada por um dos nomes mais famosos da indústria, a Coca-Cola. Em menos de um ano, a gigante das bebidas aplicou a tecnologia de muitas maneiras, criando uma das melhores campanhas do ano e mostrando – como de costume – pioneirismo diante das demais marcas conhecidas no mundo todo.

IA generativa e marketing devem andar juntos, pelo menos para a Coca-Cola

Enquanto os outras marcas queridinhas do grande público ficaram à espreita assistindo, a Coca aproveitou rapidamente a parceria entre a consultoria de gestão Bain & Company e a OpenAI para lançar sua plataforma “Create Real Magic” e utilizar Inteligência Artificial em suas tomadas de decisões.

Em recente entrevista ao portal Marketing Dive, o presidente global da marca Selman Careaga fala sobre IA no marketing e o uso de inteligência humana e artificial em suas campanhas.

De acordo com Careaga, a Coca-Cola está redefinindo suas estratégias de parceria e inovação por meio de colaborações com Bain, OpenAI e WPP para alavancar a inteligência artificial (IA) em suas operações. Careaga destaca a importância dessas parcerias como um ecossistema que impulsiona a criação de plataformas de interação e experiências para o público.

A campanha “Create Real Magic”, com mais de 120 mil interações e um dos grandes cases de 2023 foi um aprendizado crucial para a Coca-Cola, servindo de base para a campanha de Natal, onde a IA foi aplicada para tornar a interação mais fácil e emocionante.

A ação resultou em vídeos e curtas-metragens transmitidos, marcando a entrada da empresa no mundo do streaming para uma conexão mais diversificada com seu público.

Na matéria, Careaga enfatiza a importância da IA generativa em conjunto com a inteligência humana (HI), destacando que a IA não substitui, mas complementa as capacidades humanas, priorizando os valores autênticos da marca Coca-Cola. A empresa busca interações mais personalizadas e escaláveis, como demonstrado na campanha de Natal, promovendo uma nova forma de engajamento com a marca.

IA generativa e marketing - Coca Cola usa IA em suas campanhas globais

O lançamento do Y3000, oitava iteração da Coca-Cola Creations, envolveu a utilização da IA e da HI para compreender os desejos e emoções das pessoas, influenciando a fórmula do produto. A integração da Esfera, um espaço externo inovador, permitiu interações únicas com a plataforma Y3000 por meio de códigos QR, impulsionando o engajamento do público.

A Coca-Cola planeja continuar explorando a IA tanto para suas operações internas quanto externas. Isso inclui iniciativas de marketing, como o Y3000 e o Create Real Magic, enquanto investe em pesquisas e análises para obter insights mais rápidos e relevantes. O objetivo é criar experiências que respeitem os valores da marca, mantendo o foco na interação e na criação de experiências positivas para os consumidores. A empresa está comprometida em utilizar a IA como uma ferramenta para aprimorar sua capacidade de engajamento e inovação, visando oferecer experiências mais ágeis e impactantes para suas marcas mas sem deixar de lado o conhecimento humano de grandes artistas.

E aí, você acredita que a IA e a HI podem andar juntas nessa nova era de tecnologia generativa?

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