Recentemente publicamos aqui que no começo do ano o Google trouxe à tona suas mudanças sobre Conteúdo Útil, revendo sites, indexações e até mesmo relevância. Nos últimos anos, o principal buscador da internet tem dado sinais claros de que a forma como o conteúdo é produzido e avaliado mudou drasticamente.
A era do “conteúdo pelo conteúdo”, focado apenas em otimizar palavras-chave para alcançar o topo dos resultados de busca, ficou em 2024, dando lugar para a relevância. Agora o Google quer entregar aos usuários respostas completas, informações precisas e que realmente façam a diferença em suas vidas.
O que é Conteúdo Útil do Google?
Conteúdo útil é aquele que vai além da simples otimização para mecanismos de busca. Ele é escrito para pessoas, não para robôs. Além disso, é um conteúdo que se preocupa em responder de forma clara às perguntas dos usuários, focando em didática e informações completas. Ele oferece informações relevantes, insights valiosos e, acima de tudo, é útil para quem o consome.
Como o Google Avalia a Relevância?
O Google utiliza algoritmos cada vez mais sofisticados para avaliar a qualidade e a relevância do conteúdo, analisando fatores como Intenção de busca, qualidade do conteúdo, experiência do usuário, engajamento, confiabilidade e autoridade do site.
Intenção de busca do usuário
Primeiramente, o Google busca entender o que o usuário realmente quer encontrar ao fazer uma pesquisa e com seus novos algoritmos tem a capacidade de “ler” resultados de forma mais ampla e inteligente. Desta forma, uma escrita fluída e de fácil entendimento é o “match” perfeito para o Google interpretar e destacar seu conteúdo.
Qualidade do conteúdo
O conteúdo precisa ser original, bem escrito, informativo e relevante para a intenção de busca do usuário. Ainda não sabemos mas conteúdos produzidos por IA estão sendo ponderados pela ferramenta.
Experiência do usuário na página
O Google valoriza páginas com boa velocidade de carregamento, design responsivo e fácil navegação. Alguns especialistas também citam o “histórico do site”, o tempo que produz conteúdos, se é sobre temas similares etc.
Engajamento do usuário
O Google analisa métricas como tempo de permanência na página, taxa de rejeição e compartilhamentos nas redes sociais. Todas essas métricas tornam a página relevante em seu conteúdo e, consequentemente, para o público.
Autoridade e confiabilidade do site
Sites com boa reputação e conteúdo de qualidade são mais valorizados pelo Google. É neste item também que vem a questão do “histórico do site” (por exemplo, nosso site fala de marketing digital, SEO e estratégias de captação de leads e vendas há 10 anos).

Por que o Conteúdo Útil é Importante?
Além de ser o que o Google valoriza, o conteúdo útil é fundamental para construir uma relação de confiança com o seu público. Ao oferecer informações relevantes e de qualidade, você se torna uma referência no seu nicho de mercado e fideliza seus clientes.
Ou seja, o SEO não acabou. A ideia de que projetos de marketing digital se sustentam apenas com Anúncios não é real, sendo importante ainda trabalhar um mix de estratégias que se complementam e potencializam seu planejamento e objetivos gerais.
Aqui na Agência Bowie, por exemplo, atuamos com quase 100% dos nossos clientes com estratégias completas (chamado Inbound Marketing ou “Novo Inbound”), focadas em atrair, converter e encantar clientes. Desta forma, utilizamos ferramentas de marketing de conteúdo, SEO, Anúncios (Mídia Paga ou “Ads”) e estratégias em redes sociais para atrair leads por meio de canais digitais.
Como Produzir Conteúdo Útil?
Conheça seu público-alvo
Em primeiro lugar, é fundamental conhecer seu público. Entenda quais são as dúvidas e necessidades do seu público-alvo, elabore Personas e a partir delas observe quais conteúdos, ações, plataformas e mensagens estratégicas podem alcançá-las e transformá-las em futuros clientes.
Faça boas pesquisas
Aproveite as novas práticas do Google voltadas para o Conteúdo Útil e aprenda mais, acompanhe novidades da sua área e – claro – busque informações em fontes confiáveis, explorando diferentes perspectivas sobre o tema relacionado ao seu negócio.
Gere conteúdo relevante e original
Não copie conteúdo de outros sites, isso irá penalizar sua página e atrapalhar seu trabalho de SEO. Você pode até pegar referências e pedir apoio à Inteligência Artificial para ter insights sobre um tema, contudo é fundamental que você use suas próprias palavras e ofereça pontos de vista únicos.
Linguagem clara e objetiva sempre
Não precisa mais enrolar para ter a quantidade de caracteres suficientes para seu conteúdo. Além disso, evite jargões e termos técnicos que seu público possa não entender. Tendo clareza no conteúdo, consequentemente seus resultados serão indexados e sua página compartilhada.
Revise e otimize seu conteúdo para SEO
Um bom olhar profissional e técnico nunca sai de moda. Por isso, evite erros de ortografia e gramática, seu conteúdo deve passar credibilidade para quem lê.
E, claro, falando de SEO, segue importante o uso de palavras-chave relevantes, mas sem exageros. O foco principal agora é a relevância do conteúdo para o usuário.
Concluindo…
O Google mudar sua dinâmica de indexação e agora valorizar o conteúdo útil é uma ótima notícia e de certa forma traz novas possibilidades para o “jogo do marketing digital”.
A princípio, para quem se preocupa em oferecer o melhor para o seu público e segue ligado que estratégias de marketing vão além de investimentos em campanhas e anúncios, são mais chances de alcançar os resultados esperados.
Sendo assim, ao produzir conteúdo relevante, informativo e de qualidade, você não apenas estará seguindo as diretrizes do Google, mas também estará construindo uma marca forte e confiável.
Por fim, não esqueça de falar com o nosso Time de Especialistas e entender como a Agência Bowie – Bicampeã do Prêmio Agências de Resultados da RD – pode ajudar você a entrar com tudo nessa nova dinâmica!