Como o Growth Hacking auxilia no SEO e demais ações de marketing digital
No mundo competitivo do marketing digital, empresas buscam a todo momento maneiras inovadoras de se destacar e alcançar seus objetivos, além de diminuir custos com Campanhas (Ads) e ações que demandam investimentos constantes. O Growth Hacking surge como uma metodologia interessante que combina análise de dados, testes e foco em resultados para impulsionar o crescimento de forma acelerada e com foco em seu público-alvo ideal.
Neste conteúdo da BOWIE, vamos explicar como o Growth Hacking pode ser um aliado estratégico para otimizar suas estratégias de SEO e outras frentes de marketing digital, otimizando resultados.
O que é Growth Hacking e por que é importante?
O Growth Hacking se diferencia das abordagens tradicionais de marketing por seu olhar atento aos dados e experimentações. Em vez de seguir receitas prontas e já bastante exploradas, essa metodologia se baseia em hipóteses criativas, mensura resultados e aprende com cada experimento para melhorar seus objetivos, seja em branding ou vendas.
Com essa mentalidade baseada em metodologias ágeis, é possível identificar de forma rápida as oportunidades mais eficazes para alcançar objetivos, seja na geração de leads, aumento de tráfego orgânico ou pago, impulsionar as vendas ou fazer a manutenção de clientes por meio de fidelização.
Como o Growth Hacking impacta o SEO?
O SEO (Search Engine Optimization) é essencial para garantir que sua empresa – por meio do site ou redes sociais – seja facilmente encontrado pelos usuários nos resultados de busca. O Growth Hacking complementa as ações tradicionais de SEO de diferentes maneiras:
Identificação de palavras-chave relevantes:
Através de análises de dados e testes A/B, agências de marketing digital que fazem uso dessa nova metodologia podem identificar as palavras-chave que realmente geram resultados para o seu negócio, otimizando conteúdos, campanhas e demais ações para atrair o público certo.
Criação de conteúdo de alta qualidade:
Conteúdo relevante e que engaje é fundamental para um bom ranqueamento nos resultados de busca. A estratégia de Growth incentiva a produção de conteúdo diferenciado e inovador para as necessidades do público-alvo, atraindo mais interessados e aumentando o tempo relacionamento com a marca.
Construção de backlinks:
Backlinks de sites confiáveis são um sinal de autoridade para os mecanismos de busca e ótimos para as boas práticas de SEO. Explorar técnicas criativas para conquistar o apontamento de links de alta qualidade, como co-marketing, infográficos e parcerias que façam sentido.
Análise e aprendizado contínuos:
Como falamos, a técnica de Growth Hacking se baseia em dados para definir próximos passos em ações de marketing digital. Através de ferramentas de análise, BI e novas ferramentas de IA, a BOWIE monitora o desempenho do SEO e identifica pontos de melhoria, garantindo que os sites de seus clientes estejam sempre evoluindo e se adaptando às mudanças nos algoritmos de busca.
Benefícios para o marketing digital
Além de impulsionar o SEO, o Growth Hacking oferece diversos benefícios para outras ações de marketing digital:
Aumento do tráfego do site:
Por meio de campanhas criativas e otimizadas, o Growth Hacking pode direcionar mais visitantes para o seu site, aumentando o alcance da sua marca e as oportunidades de conversão.
Geração de leads qualificados:
O Growth Hacking utiliza técnicas eficazes para capturar leads de alta qualidade, que podem ser posteriormente nutridos e convertidos em clientes. É importante entender que resultados orgânicos levam mais tempo para serem observados, porém podem ser mais qualificados.
Aumento das conversões:
Ao otimizar a experiência do usuário e testar diferentes CTAs (Chamadas para Ação), o Growth Hacking pode aumentar significativamente as taxas de conversão em seu site, seja para vendas, inscrições em newsletters ou downloads de conteúdo. Aqui na BOWIE temos dezenas de cases com práticas de experimentação e resultados obtidos em muito menos tempo que demais ações – converse com nosso Time e descubra nossos diferenciais.
Fidelização de clientes:
O Growth Hacking também se preocupa em reter clientes recorrentes ou pontuais, oferecendo experiências personalizadas e relevantes que os incentivam a voltar e fazer novas compras.
Alguns clientes de Varejo da BOWIE aumentaram em até 32% suas taxas de upselling e cross-selling através de páginas A/B e observação de experiências com IA e entrevistas.
Redução de custos:
O principal objetivo nos dias de hoje, quando são aplicadas ações com resultados mensuráveis, a prática de Growth otimiza o uso de recursos e evita investimentos em iniciativas que não geram retorno.
Para alguns clientes da BOWIE – em especial nas áreas de Tecnologia, Direito, Saúde e Educação – alcançamos entre 23% – 27% de economia em investimentos em Mídia Paga (Ads) e publicidade tradicional apenas com análises de campanhas e experimentações de públicos.
Como implementar o Growth Hacking em suas ações de marketing digital
Para começar a aplicar o Growth Hacking em suas ações de marketing digital é fundamental contar com um time de especialistas para orientar você e seus profissionais de comunicação.
Nós lançamos um material complementar com dicas e orientações, com testes práticos e tira-dúvidas sobre ações do dia-a-dia em uma rotina de conteúdos e estratégias.
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