O seu site deve ir além de um cartão de visitas. Confira como os grandes escritórios de direito estão se destacando e conquistando mais espaço na internet com websites otimizados.
A área do direito é uma das que mais se movimenta quando o assunto é posicionamento na internet, mas sempre há tempo para iniciar um projeto bem feito.
Saiba mais neste artigo exclusivo que a BOWIE preparou para você.
Pense nisso: quando você quer encontrar o melhor restaurante, personal trainer, médico ou outro profissional, qual é o primeiro lugar que você procura?
Na maioria das vezes, você provavelmente está procurando online – assim como seus potenciais clientes jurídicos. É por isso que sites para escritórios de advocacia é tão importante para aumentar sua base de clientes – que já conhecem seu serviço serve como um “cartão de visitas” e quem não conhece como uma poderosa ferramenta de marketing digital.
Hoje, mais do que nunca, o marketing digital é fundamental para que clientes tomem decisões sobre seu produto ou serviço, com base na sua presença online.
Especialmente as gerações mais jovens, que detêm uma grande parte do poder de compra e têm maior potencial para repetir negócios e referências de longo prazo. De acordo com o Relatório de Tendências Jurídicas de 2022, as gerações mais jovens são mais propensas a se preocupar com o site de um advogado (49% da Geração Z e 48% dos Millennials em comparação com 34% da Geração X e 21% dos Boomers).
Isso significa que, sem um site de escritório de direito, você está transferindo negócios em potencial para outros advogados que o fazem. É por isso que, além de redes sociais, um site eficaz, fácil de ler e informativo é a melhor maneira de ser descoberto por clientes que procuram online.
Este guia prático conduz você passo a passo por todas as principais áreas que devem ser consideradas quando se trata de desenvolvimento de sites para escritórios de advocacia.
As informações neste guia são baseadas em mais de uma década de experiência no gerenciamento de sites de clientes e em vários anos de experiência trabalhando para atender alguns dos principais escritórios de direito do Brasil. Neste guia você vai entender um pouco mais sobre:
Esteja você procurando construir um site para seu escritório – ou apenas deseja otimizar o site que seu escritório de direito já possui – este conteúdo servirá como seu guia.
Continue lendo para aprender os fundamentos da criação de um site eficaz.
Para muitos profissionais de direito criar um website pode ser confuso, trabalhoso ou até mesmo caro.
Bem, isso depende. Hoje é possível desenvolver excelentes páginas com ferramentas mais simples e igualmente eficientes, como WordPress e outras.
Para continuar crescendo, seu escritório precisa ter um site nos dias de hoje e não apenas redes sociais ativas.
Não importa como um cliente em potencial encontre um advogado, ele acessará a Internet para obter mais informações.
De acordo com o Relatório de Tendências Jurídicas de 2021, 57% dos consumidores procuraram um advogado por conta própria.
Os métodos de pesquisa mais comuns foram utilizar um motor de busca online – Google é o principal (17%) e visitar o website de advogado que já conheça ou seja indicado (17%).
Mesmo com referências pessoais, é importante lembrar que os clientes em potencial provavelmente procurarão essas recomendações online.
Para aqueles que recorrem diretamente à web quando enfrentam um problema jurídico – porque não têm alguém a quem possam pedir uma recomendação – os esforços de marketing online da sua empresa são ainda mais necessários.
É por isso que a área do direito e também da saúde são pioneiras quando o assunto é trabalhar marketing digital, SEO e redes sociais. São segmentos que entenderam muito cedo que estar presente na internet é o segredo para competir e conquistar novos clientes.
As duas áreas tem em comum os desafios da publicidade, por isso apostam há bastante tempo em conteúdo orgânico, por exemplo, pauta que trataremos aqui na parte de SEO.
Depois de decidir investir no desenvolvimento do site do seu escritório ou autônomo, um bom próximo passo é pensar no formato do seu site, quais páginas terá e como quer se comunicar ao seu público.
Neste quesito recomendamos que leia o conteúdo “Estratégia de marketing para direito”, que preparamos especialmente para a área jurídica.
Qual valor é “justo” para se investir em um site?
Depende de qual tecnologia quer trabalhar. Como falamos acima, hoje existem templates já prontos e soluções práticas como WordPress, onde é possível que – após pronto – você mesmo atualize.
Aqui na BOWIE utilizamos ferramentas que otimizam ao máximo não só o desenvolvimento mas também a atualização e manutenção das páginas. Sabemos que o site é um ativo do cliente e por isso, após o site desenvolvido, você aprenderá a acessar e atualizar como quiser.
Existem outras plataformas e linguagens para a criação de um bom website para escritórios de direito e tudo depende se quer integrar base de dados, áreas de acesso internas ou externas etc.
Quer uma dica?
Comece pelo básico e garanta sua presença digital. Dando um passo por vez você irá se habituar com as práticas de marketing digital e assim se sentirá mais seguro para investir mais em estratégias.
Se você decidir contratar um profissional autônomo ou uma agência para desenvolver seu o site, a melhor maneira de garantir que está no caminho certo é pesquisando e seguindo algumas das orientações do nosso artigo.
Além de estimativas de preços, algumas perguntas a serem feitas ao contratar um desenvolvedor web para um escritório de advocacia incluem:
Como falamos acima, o site é um ativo que após comprado deve dar o mínimo de trabalho para sua manutenção.
Ainda existem profissionais que prendem seus clientes, cobrando um valor menor para desenvolvimento mas ganhando muito ao longo do tempo, com pequenas atualizações e/ou modificações.
Prefira ter acesso completo à plataforma e fique de olho: você deve ter liberdade de escolha por servidor e registrar o site em seu nome.
Hoje é possível registrar por conta própria no próprio canal da REGISTRO.BR de forma rápida e sem intermediários. Constantemente lidamos com problemas de fim de contrato ou perda de contato com o profissional que desenvolveu o site, muitas vezes gerando um gasto de tempo absurdo para retomar os acessos.
Outros pontos importantes que você deve observar, mesmo leigo, no desenvolvimento do seu site:
As aparências tanto no escritório físico quanto no ambiente virtual contam. Websites minimalistas estão em alta, com poucas imagens e conteúdos simples e objetivos.
Além disso, é fundamental entender a “qualidade” do site, e não apenas visual. Tempo para mostrar os conteúdos e imagens, se as imagens estão com os descritivos corretos e outras questões técnicas podem ser conferidadas de forma gratuita com ferramentas disponíveis online.
Você está selecionando as imagens certas para seu escritório?
As imagens são livres de direitos autorais ou foram compradas para o devido uso?
Seu site traduz o que você oferece, com atenção especial para áreas de atuação, equipe e o próprio escritório (espaço físico) em si?
As imagens podem dizer muito sobre a sua prática sem precisar dizer uma palavra – para melhor ou para pior. Tendo isso em mente, todas as imagens que aparecem no site do seu escritório de direito devem ser refinadas e profissionais.
Elas devem ser de alta qualidade e refletir a marca que você está tentando construir. Considere tirar fotos profissionais para o seu site.
O Google diz que todas as empresas devem considerar a velocidade do site em dispositivos móveis como um fator de crescimento.
Uma experiência móvel lenta afasta os clientes, enquanto uma experiência móvel rápida pode ajudar a atraí-los e mantê-los.
Você pode verificar a velocidade do site do seu escritório de advocacia com a ferramenta PageSpeed, do Google.
Mantenha suas imagens o menor possível sem sacrificar a qualidade. Existem muitas opções de otimização de imagens, mas é melhor começar de forma simples: faça upload de imagens do tamanho necessário e reduza a qualidade da imagem para o nível mais baixo possível, sem perceber a mudança.
Em novembro de 2016, o uso da web em dispositivos móveis – smartphones e tablets, ultrapassou o uso de computadores pela primeira vez na história, e a tendência continua até hoje.
Mesmo que as estatísticas do Analytics, por exemplo, mostrem que você tem mais usuários em computadores, o Google usa a compatibilidade com dispositivos móveis como um dos principais sinais para classificação nos resultados de pesquisa em qualquer plataforma.
Portanto, mesmo que seus clientes prefiram uma experiência de desktop, melhorar a forma como seu site aparece em um dispositivo móvel os ajudará a encontrar você.
Como os tamanhos de tela são muito menores para dispositivos móveis, seu conteúdo precisará seguir um fluxo lógico de tópicos e organização.
Para essas questões mais técnicas vale acompanhar os dados disponíveis no PageSpeed, por exemplo, e conferir com o seu desenvolvedor como um checklist mesmo.
Ter um site acessível é fundamental para se conectar com todo e qualquer cliente em potencial. Grandes escritórios de direito investem muito nessas ferramentas como forma de atrair diversos públicos e até mesmo se promoverem.
Existem maneiras técnicas de tornar seu site acessível para pessoas com visão subnormal que possam usar leitores de tela ou a pessoas com problemas de mobilidade que possam usar alternativas ao mouse.
Você também pode fazer certas escolhas de design, como verificar o contraste da cor do seu texto em relação ao plano de fundo de uma página ou levar as cores em consideração para aqueles que são daltônicos.
Caso você esteja escolhendo um layout de website a partir de um template (modelo já pronto), opte pelos que possuem maior contraste sem perder a identidade da sua marca.
Além de um site moderno, atualizado e responsivo, é importante produzir conteúdo relevante para ser encontrado online.
A chave para garantir que sua página da web apareça quando clientes em potencial estiverem pesquisando é o SEO do escritório de advocacia.
SEO é uma arte complexa, mas, em sua essência, trata-se da prática de direcionar tráfego para o site do seu escritório de direito, melhorando a posição do site nos resultados de pesquisas.
Basicamente, SEO para escritórios jurídicos significa usar estratégias de conteúdo para garantir que seu site tenha uma boa classificação nos mecanismos de pesquisa e seja fácil de encontrar.
Como falamos acima, existe um certo desafio em se planejar conteúdos ricos em SEO – em especial para a área de direito, já bastante atuante no mercado de marketing digital. Em resumo, alguns pontos que podemos destacar para alcançar bons resultados nos resultados orgânicos do Google e afins:
Embora você possa lidar com o SEO do seu site por conta própria – e nosso serviço de Consultoria de Marketing Digital pode ajudá-lo com isso -, você também pode optar por contratar uma agência especialista, como a BOWIE.
O SEO pode consumir muito tempo e evoluir o tempo todo – portanto, investir em um especialista pode economizar tempo e dinheiro a longo prazo, desde que você saiba o que observar para acompanhar os resultados.
Embora seja importante que o site do seu escritório tenha uma ótima aparência, também é fundamental que ele seja legível e envolvente.
Você deseja um site que mantenha seus clientes em potencial lendo por tempo suficiente para se convencerem de que devem entrar em contato com você.
É aqui que entra em jogo um bom copywriting.
Para isso selecionamos algumas dicas do que deve ser levado em conta nesta etapa do trabalho:
Como falamos na página de Estratégias de Marketing Digital, conhecer seu público-alvo ideal é a chave do resultado. Você está buscando clientes, clientes em potencial e pessoas que indicarão clientes em potencial para você.
Tenha o seu leitor em mente quando estiver escrevendo e tome cuidado para evitar ser excessivamente pedagógico ou usar jargões jurídicos que possam confundir seu leitor, esse é o erro #1 quando se trata de marketing digital para direito ou saúde.
Não se esqueça: você está produzindo conteúdos para seu futuro cliente, não para você. Lembre-se sempre de sua Persona e defina quais conteúdos quer produzir, seja para as páginas do site (Serviços, Home Page, Áreas de Atuação etc) ou até mesmo artigos para seu blog.
Escreva para compreensão e clareza. Se isso significa usar palavras mais simples e frases mais curtas, vá em frente. Não esqueça das palavras-chave e entender quais delas tem potencial de buscas.
É muito melhor para o seu público poder examinar sua escrita e entender imediatamente o que você está tentando dizer – em vez de ler a mesma frase várias vezes tentando entender o que você quer dizer.
Existem algumas ferramentas que indicam quais palavras-chave podem ser utilizadas em seus conteúdos e trazerem resultados mais eficientes – nós podemos ajudar você neste e nos demais processos.
Quando você cria o site para seu escritório qual o seu objetivo?
É branding – visibilidade de marca – ou vendas efetivamente?
Seja qual for a resposta é importante que hajam “chamadas para a ação”.
Podem ser botões, links, convites para baixar um conteúdo interessante ou falar com seu escritório por meio de WhatsApp, e-mail e afins.
O Call-to-action é uma peça importante para que seu leitor não saia do seu site sem a oportunidade de deixar seus dados e, assim, no futuro gerar um relacionamento.
Logo abaixo está um exemplo de um apelo à ação claro da BOWIE – um e-book exclusivo produzido por nosso time de especialistas para que você aprenda um pouco mais sobre marketing digital para área jurídica 🙂
Ter um bom site é parte integrante da estratégia de marketing digital da sua empresa. Na grande maioria das vezes é a primeira interação que os clientes em potencial terão com sua marca.
Os sites de escritórios de direito não apenas ajudam a gerar leads, mas também ajudam a se diferenciar da concorrência. As boas notícias? Existem tantos pacotes de sites do tipo “faça você mesmo” hoje que você não precisa gastar muito tempo ou dinheiro para criar uma página que impressionará clientes novos e existentes.
As más notícias? Muitos escritórios já começaram essa corrida tem um tempão. Mas não desanime, ainda existem áreas sem empresas que sejam porta-vozes e conteúdos interessantes, atuais e criativos e serem produzidos.
Pense sempre em seu público-alvo e conte com a BOWIE para iniciar essa etapa importante e lucrativa em sua trajetória profissional!
Nosso Guia de Marketing Digital para Escritórios de Direito é um material produzido pelo Time de Especialistas da BOWIE, com revisões para 2024.
Nele você contará com sugestões de otimização de site e redes sociais, além de diretrizes para alcançar melhores resultados em suas campanhas e estratégias de captação de leads e vendas.
Nosso material grátis é fruto de aprendizados com clientes da área jurídica, escritórios de direito de renome internacional com reconhecimentos pela Chambers and Partners, LEGAL 500 e outras certificações.
Atuamos de uma ponta à outra quando o assunto é marketing digital. De serviços básicos, como redes sociais e conteúdo, à análise de estratégias de marketing e vendas.
Conte com nosso Time de Especialistas e descubra porque a Agência Bowie é bicampeã da Resultados Digitais e tem 10 anos de resultados com seus clientes!
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