As 5 tendências de CRM para 2025

Compartilhe

À medida que as expectativas de mercado aumentam e a tecnologia evolui, a gestão eficaz das relações com prospects e clientes torna-se mais importante do que nunca. As tendências de CRM para 2025 se baseiam especialmente em ferramentas mais ricas em recursos, oferecendo inúmeras automações para ajudar as empresas a agilizar seus processos e aprimorar as interações com os clientes.

Para aproveitar ao máximo seu CRM e garantir um serviço excepcional, confira nossas 5 dicas de CRM para observar e aplicar em suas estratégias de marketing digital.

Aproveite a IA para personalização

A inteligência artificial (IA) está transformando a forma como as empresas interagem com os clientes. Use recursos de CRM orientados por IA para personalizar a comunicação, prever as necessidades do cliente e oferecer recomendações personalizadas.

Ao analisar os dados do cliente, a IA pode ajudá-lo a criar campanhas de marketing direcionadas, melhorar as estratégias de vendas e aprimorar as experiências do cliente. Algumas ferramentas como HubSpot e RD Station contam com ferramentas de IA para otimizar seus fluxos, conteúdos e também segmentações de prospects MQL (leads qualificados por marketing) e SQL (leads qualificados por vendas).

    Dica: implemente chatbots de IA para lidar com dúvidas comuns dos clientes e fornecer suporte instantâneo, liberando sua equipe para se concentrar em questões mais complexas.

    Utilize integração omnichannel

    Dentre as tendências de CRM para 2025, os clientes vão interagir mais com as marcas através de múltiplos canais: redes sociais, e-mail e chat. De acordo com pesquisas de marketing digital como a ZMOT, do Google, telefone, fale conosco e outras formas de interação direta com seus produtos e serviços são a última parte do relacionamento, geralmente quando o prospect já está intencionado a comprar.

    Garanta que seu CRM integre todos esses canais para fornecer uma visão unificada das interações de cada cliente. Essa abordagem omnichannel (omnicanal ou multiplataforma) ajuda você a oferecer experiências consistentes e personalizadas, não importa onde a interação ocorra.

      Dica: Use ferramentas de CRM que oferecem integração perfeita com suas plataformas de mídia social, sistemas de email marketing e canais de atendimento ao cliente, garantindo que todos os canais tenham o mesmo discurso.

      Tendências de CRM para 2025 - Agência Bowie

      Foco na qualidade e limpeza de dados

      Manter dados atualizados em sua base CRM é essencial para um gerenciamento de leads e clientes eficaz. Limpe e atualize regularmente seu banco de dados para remover dados duplicados, corrigir imprecisões e garantir a consistência de suas ações de marketing digital.

      Dados de alta qualidade aprimoram a tomada de decisões e melhoram a eficiência geral do seu sistema CRM. Além disso, a grande maioria das plataformas de CRM cobram por quantidade de leads, gerando custos desnecessários caso você não mantenha sua base de dados organizada.

      Dica: Implemente regras de validação de dados e auditorias regulares para manter a precisão e integridade dos dados – conte com a BOWIE para observar seu CRM e definir estratégias que façam realmente sentido para cada cliente, prospect em suas fases de negociação.

      Integre o CRM com outras ferramentas de negócios

      Um CRM sozinho te ajudar a observar andamento de propostas, novas oportunidades e manutenção de vendas (“upselling” ou “crosselling”, como tratamos no marketing digital), mas não traz um contexto macro em ações de marketing como um todo. Por isso, integre seu CRM com outras ferramentas de negócios, como plataformas de automação de marketing, software de contabilidade e sistemas de suporte ao cliente.

      Esta é a melhor forma de aumentar a eficiência e a precisão dos dados. A integração de CRM com outras ferramentas permite uma melhor colaboração entre departamentos e fornece uma visão holística das interações com os clientes – o desafio é sempre entre marketing x vendas e uma boa conexão entre áreas nasce da integração de ferramentas.

      Dica: escolha um CRM com integrações integradas ou use APIs para conectar-se às ferramentas existentes e agilizar seus fluxos de trabalho. Lembre-se do custo benefício em início de implementação, existem ótimas ferramentas hoje com soluções para fases iniciais e intermediárias de projeto.

      Nós já abordamos IA e marketing digital neste conteúdo aqui, confira!

      Ofereça treinamento para sua equipe

      Para maximizar os benefícios do seu CRM, certifique-se de que sua equipe esteja bem treinada e proficiente no uso do software. Entenda que uma equipe capacitada garante menos tempo de refação e previne erros de integração e captação de leads.

      Forneça recursos para ajudar sua equipe a se manter atualizada sobre novos recursos e práticas recomendadas e, claro, conte com uma agência experiente. Uma equipe bem treinada pode fazer alinhamentos mais práticos e estratégicos, deixando para a agência o papel de inteligência e menos de dia-a-dia.

      Dica: Crie guias do usuário para ajudar sua equipe a navegar no CRM e utilizar seus recursos de maneira eficaz. A grande maioria das empresas usam muito pouco da capacidade das ferramentas de marketing digital ou CRM.

      Conclusão: o que esperar das tendências de CRM para 2025

      Em 2024, a gestão eficaz de CRM é mais importante do que nunca para construir relacionamentos sólidos com os clientes e impulsionar o sucesso dos negócios. Ao aproveitar a IA, integrar soluções omnichannel, automatizar tarefas e focar na qualidade dos dados, você pode aprimorar sua estratégia de marketing digital como um todo e oferece experiências mais apuradas ao cliente.

      Aproveite essas dicas para aproveitar ao máximo seu sistema CRM, sua agência parceira e ficar à frente em um mercado competitivo como o digital.

      Conteúdos especiais

      Titulo do material

      e-book tema tema tema

      Titulo do material

      e-book tema tema tema

      Titulo do material

      e-book tema tema tema

      Titulo do material

      e-book tema tema tema