O TikTok surgiu como grande rival das redes sociais da Meta – Facebook e, em especial, Instagram – e com ele trouxe uma frente de marketing digital poderosa, além de uma nova forma de curtir e compartilhar vídeos curtos.
Está certo que o YouTube, também impactado pelo trending do TikTok, decidiu se movimentar e trouxe os “shorts” para o mercado desde 2023, mas uma coisa é certa: a disputa não vai parar por aí.
Há pouco mais de um mês uma notícia sobre o ROI das duas plataformas impactou o mercado e muitos clientes decidiram repensar seus planos de marketing digital – em especial as Campanhas (Ads) de seus produtos e serviços, o que fez o TikTok atualizar suas ações e buscar por mais.
Em pouco tempo o aplicativo passou a permitir que criadores de conteúdos publicassem vídeos mais longos para usuários selecionados, apostando em públicos 30+. Agora é a vez de repensar os vídeos na horizontal, o que tem causado discussões sobre “retrocesso” ou dificuldades em um universo de vídeos e públicos já acostumados com o “jeito TikTok de compartilhar”.
É claro que o TikTok investe em novas frentes para se destacar de concorrentes como o YouTube e serviços de streaming, mas seu público cativo tem se incomodado com mudanças tão rápidas por lá.
De acordo com uma matéria publicada na The Washington Post, criadores de conteúdo enfrentam dificuldades em alcançar os resultados, informando que “A cada dois meses, o TikTok muda suas ferramentas e o que significa ser um criador, sendo difícil acompanhar”.
”Todo o apelo do TikTok é a facilidade de deslizar. É a rapidez, a capacidade de navegar com apenas uma mão e a facilidade de uso que atraiu as pessoas para o TikTok em primeiro lugar”, conta Emmy Speens, que também produz vídeos para a plataforma, para o portal nos EUA.
Afinal, o que as novidades mudam no Marketing Digital para TikTok?
Pouco muda para empresas que apostam em estratégias de marketing digital consistentes e condizentes com suas frentes – em especial as voltadas para público B2B, principais clientes na BOWIE. O desafio maior são para empresas que necessariamente precisando acompanhar o trending das redes sociais mais volúveis e direcionadas para públicos 25-.
Quando se há um planejamento prévio e com oportunidades para pequenas mudanças, há também espaço para adaptações em formatos e conteúdos. No caso da mudança do TikTok com vídeos horizontais a grande maioria das empresas lá presentes já produzem conteúdos para YouTube, por exemplo, que desde sempre utiliza o tradicional vídeo horizontal.
É fundamental que você entenda se sua Agência de Marketing Digital pensa com facilidade em mudanças de rota – parte rotineira do trabalho online – e está pronta para atendê-lo com agilidade, facilitando mudanças e orientando quanto a necessidade de participar ou não das mudanças quase diárias das redes sociais.
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